Blended Learning: veja como Educação e tecnologia podem dinamizar a sala de aula
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porvir.org
A
Educação passa por transformações constantemente. As formas de ensinar e
aprender, aliadas ao uso das tecnologias, também se modificaram em resposta ao
cenário atual que se coloca: alunos conectados e ávidos pela comunicação e
interatividade. A geração atual tem necessidades diferenciadas de estudo e aprendizagens.
Dessa forma, busca-se inovar e proporcionar um ensino que dialogue a tecnologia
com e na sala de aula. Estamos falando do Ensino Híbrido ou Blended Learning,
mas o que isto significa?
Segundo BACICH (2015, pg. 45), o ensino
híbrido parte do pressuposto de que não há uma única forma de aprender, logo,
não há uma única forma de ensinar. Nesse contexto, as estratégias de ensino e
aprendizagem corroboram para um cenário integrador de Educação, que abarca
formas mistas de lidar com o conhecimento, a pesquisa e o pensamento crítico. ABREU
(2018, pg. 3), enfatiza que o ensino híbrido não pode ser considerado uma nova
ferramenta de ensino, mas sim uma concepção de tempos e espaços que dialogam
mediante interfaces das formas de aprender e ensinar. Pode ser conceituado como
uma abordagem pedagógica por meio de atividades presenciais e online, proporcionando
atendimento particularizado aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.
Sabe-se
que é um grande desafio promover o ensino híbrido. Isto porque os professores e
as escolas necessitam desenhar em seus Projetos Políticos-Pedagógicos a
sustentação dessa metodologia, tendo a heterogeneidade como forte aliada em seu
processo. Quando o seu uso começa a ganhar adeptos, os resultados aparecem e as
dinâmicas de sala de aula aprimoram-se por meio de aprendizagens ativas e
interativas.
Mas
afinal, quais são os benefícios para a Educação com a implantação do ensino
híbrido?
Em
princípio, podemos afirmar que é um poderoso caminho para transformar os
conteúdos em saberes significativos e aplicáveis à vida dos alunos, pois
conforme assegura ABREU (2018, pg. 2) “essa metodologia pode trazer condições
para consolidar conceitos e experiências relativas ao processo de construção do
conhecimento”. O saber, no ensino híbrido, é construído e dialogado por seus
atores em contextos individuais e coletivos, em tempos e espaços diferenciados:
blogs, chats, fóruns, e-mails, podcasts etc.
Outra
vantagem do Blended Learning é proporcionar um currículo escolar com
características flexíveis e aplicáveis a todos os alunos, porém com itinerários
diferentes, mediante os ritmos diferenciados de aprendizagem e a
heterogeneidade que se apresenta na sala de aula. CASTRO
(2015, pg.50) reforça essa ideia ao mencionar que o ensino híbrido permite
a “construção de caminhos personalizados que atendem as necessidades dos
estudantes”.
O
uso das metodologias ativas, que privilegiam a aprendizagem individual ou em
grupo, também é uma vantagem do ensino híbrido na sala de aula. De acordo com
BACICH (2015, pg.46), as formas de organização das salas de aula podem
favorecer a aprendizagem dos alunos e torná-la algo muito prazeroso. CASTRO
(2015, pg.54) ainda acrescenta que as metodologias ativas promovem alteração de
paradigmas, pois “a mudança do foco da tecnologia para a atividade será um
processo natural” para o aluno. Fará parte do seu percurso autônomo gerenciar o
conhecimento e as formas de aprendizagem, através de feedbacks do professor
como mediador.
Também
fundamental no ensino híbrido é o processo de avaliação. Com a solidificação de
vivências educacionais híbridas, o conhecimento ganhará mais significado e os
alunos intensificam hábitos de estudos e desenvolvimento de habilidades
metacognitivas. Com feedbacks mais precisos e o acompanhamento das atividades ,
sejam individuais ou em grupos, os retornos são mais ágeis e as propostas de
correções durante o processo serão mais certeiras. ABREU (2018, pg. 9) menciona essa solidificação dos hábitos de estudos e o processo de metacognição, tão
imprescindíveis para a reflexão dos processos de aprendizagem. E com esse
processo desenvolve-se a autonomia do aluno, potencial este tão importante para
a sua vida de estudante e pessoal.
Enfim,
mediante as diversas vantagens do ensino híbrido na sala de aula faz-se
necessário refletir sobre o papel do professor e do aluno neste contexto. Essa
metodologia amplia as possibilidades de trabalho do professor, pois há a
necessidade de reconfigurar a sua formação com o uso das tecnologias,
preparando-o para as aulas presenciais e a distância, que coloquem os alunos
como investigadores do conhecimento, com programas sólidos e estruturantes que
requeiram do professor seu papel de mediador do conhecimento e o aluno como o protagonista.
E
você, após conhecer as vantagens do ensino híbrido também está ávido por
implantá-lo como metodologia de trabalho? Explore as vantagens que essa
metodologia nos proporciona e muitos aprendizados acontecerão em sua sala de
aula!
Referências
Bibliográficas
Bacich, Lilian; Moran, José Manuel. Aprender
e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, V.17, n.25, p.45-47,
2015. https://www.academia.edu/19537087/Aprender_e_ensinar_com_foco_na_Educacao_hibrida.pdf.
Acessado: 15 de Maio de 2020.
Castro,
Eder Alonso et al. 2015. Ensino Híbrido: desafio da contemporaneidade? Projeção
e docência, v.6, n.2, p. 47-58. 2015.
http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/563/506.
Acessado: 15 de Maio de 2020.
Abreu,
Z.H.L; MACHADO, A. F. Estação Cientifica-juiz de Fora, n 19, janeiro-junho/2018.
Http://portal.estacio.br. Acessado em 20 de maio de 2010.
Costa,
Deborah Christina Lopes Costa. Aprendizado Híbrido – Blended Learning. Módulo:
Cultura e Evolução da Tecnologia Educacional. Must University.
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