Blended Learning: veja como Educação e tecnologia podem dinamizar a sala de aula

Foto: porvir.org


           A Educação passa por transformações constantemente. As formas de ensinar e aprender, aliadas ao uso das tecnologias, também se modificaram em resposta ao cenário atual que se coloca: alunos conectados e ávidos pela comunicação e interatividade. A geração atual tem necessidades diferenciadas de estudo e aprendizagens. Dessa forma, busca-se inovar e proporcionar um ensino que dialogue a tecnologia com e na sala de aula. Estamos falando do Ensino Híbrido ou Blended Learning, mas o que isto significa?

 Segundo BACICH (2015, pg. 45), o ensino híbrido parte do pressuposto de que não há uma única forma de aprender, logo, não há uma única forma de ensinar. Nesse contexto, as estratégias de ensino e aprendizagem corroboram para um cenário integrador de Educação, que abarca formas mistas de lidar com o conhecimento, a pesquisa e o pensamento crítico. ABREU (2018, pg. 3), enfatiza que o ensino híbrido não pode ser considerado uma nova ferramenta de ensino, mas sim uma concepção de tempos e espaços que dialogam mediante interfaces das formas de aprender e ensinar. Pode ser conceituado como uma abordagem pedagógica por meio de atividades presenciais e online, proporcionando atendimento particularizado aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.

Sabe-se que é um grande desafio promover o ensino híbrido. Isto porque os professores e as escolas necessitam desenhar em seus Projetos Políticos-Pedagógicos a sustentação dessa metodologia, tendo a heterogeneidade como forte aliada em seu processo. Quando o seu uso começa a ganhar adeptos, os resultados aparecem e as dinâmicas de sala de aula aprimoram-se por meio de aprendizagens ativas e interativas.

Mas afinal, quais são os benefícios para a Educação com a implantação do ensino híbrido?

Em princípio, podemos afirmar que é um poderoso caminho para transformar os conteúdos em saberes significativos e aplicáveis à vida dos alunos, pois conforme assegura ABREU (2018, pg. 2) “essa metodologia pode trazer condições para consolidar conceitos e experiências relativas ao processo de construção do conhecimento”. O saber, no ensino híbrido, é construído e dialogado por seus atores em contextos individuais e coletivos, em tempos e espaços diferenciados: blogs, chats, fóruns, e-mails, podcasts etc.

Outra vantagem do Blended Learning é proporcionar um currículo escolar com características flexíveis e aplicáveis a todos os alunos, porém com itinerários diferentes, mediante os ritmos diferenciados de aprendizagem e a heterogeneidade que se apresenta na sala de aula. CASTRO (2015, pg.50) reforça essa ideia ao mencionar que o ensino híbrido permite a “construção de caminhos personalizados que atendem as necessidades dos estudantes”.

O uso das metodologias ativas, que privilegiam a aprendizagem individual ou em grupo, também é uma vantagem do ensino híbrido na sala de aula. De acordo com BACICH (2015, pg.46), as formas de organização das salas de aula podem favorecer a aprendizagem dos alunos e torná-la algo muito prazeroso. CASTRO (2015, pg.54) ainda acrescenta que as metodologias ativas promovem alteração de paradigmas, pois “a mudança do foco da tecnologia para a atividade será um processo natural” para o aluno. Fará parte do seu percurso autônomo gerenciar o conhecimento e as formas de aprendizagem, através de feedbacks do professor como mediador.

Também fundamental no ensino híbrido é o processo de avaliação. Com a solidificação de vivências educacionais híbridas, o conhecimento ganhará mais significado e os alunos intensificam hábitos de estudos e desenvolvimento de habilidades metacognitivas. Com feedbacks mais precisos e o acompanhamento das atividades , sejam individuais ou em grupos, os retornos são mais ágeis e as propostas de correções durante o processo serão mais certeiras. ABREU (2018, pg. 9) menciona essa solidificação dos hábitos de estudos e o processo de metacognição, tão imprescindíveis para a reflexão dos processos de aprendizagem. E com esse processo desenvolve-se a autonomia do aluno, potencial este tão importante para a sua vida de estudante e pessoal.

Enfim, mediante as diversas vantagens do ensino híbrido na sala de aula faz-se necessário refletir sobre o papel do professor e do aluno neste contexto. Essa metodologia amplia as possibilidades de trabalho do professor, pois há a necessidade de reconfigurar a sua formação com o uso das tecnologias, preparando-o para as aulas presenciais e a distância, que coloquem os alunos como investigadores do conhecimento, com programas sólidos e estruturantes que requeiram do professor seu papel de mediador do conhecimento e o aluno como o protagonista. 

E você, após conhecer as vantagens do ensino híbrido também está ávido por implantá-lo como metodologia de trabalho? Explore as vantagens que essa metodologia nos proporciona e muitos aprendizados acontecerão em sua sala de aula!

Referências Bibliográficas

Bacich, Lilian; Moran, José Manuel. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, V.17, n.25, p.45-47, 2015. https://www.academia.edu/19537087/Aprender_e_ensinar_com_foco_na_Educacao_hibrida.pdf. Acessado: 15 de Maio de 2020.

Castro, Eder Alonso et al. 2015. Ensino Híbrido: desafio da contemporaneidade? Projeção e docência, v.6, n.2, p. 47-58. 2015. http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/563/506. Acessado: 15 de Maio de 2020.

Abreu, Z.H.L; MACHADO, A. F. Estação Cientifica-juiz de Fora, n 19, janeiro-junho/2018. Http://portal.estacio.br.  Acessado em 20 de maio de 2010.

Costa, Deborah Christina Lopes Costa. Aprendizado Híbrido – Blended Learning. Módulo: Cultura e Evolução da Tecnologia Educacional. Must University.



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